21 de abr. de 2025

Morre o Papa Francisco: o legado de um pontífice reformador e próximo dos marginalizados

Na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025, o Vaticano anunciou o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos, na Casa Santa Marta, sua residência oficial. O comunicado, feito pelo camerlengo, cardeal Kevin Joseph Farrell, destacou a dedicação do pontífice à Igreja e aos mais necessitados.


Biografia e trajetória


Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, filho de imigrantes italianos. Formado como técnico químico, ingressou no seminário diocesano de Villa Devoto e, em 1958, entrou para a Companhia de Jesus. Foi ordenado sacerdote em 1969 e, posteriormente, nomeado arcebispo de Buenos Aires em 1998. Em 2001, foi criado cardeal pelo Papa João Paulo II.


Pontificado e reformas


Eleito Papa em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI, Bergoglio adotou o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis. Seu pontificado foi marcado por uma abordagem pastoral centrada na humildade, simplicidade e proximidade com os marginalizados. Implementou reformas na Cúria Romana, combateu a pedofilia dentro da Igreja e promoveu o diálogo inter-religioso. Destacou-se também por sua preocupação com questões sociais e ambientais, como evidenciado na encíclica “Laudato Si’”.


Últimos dias e funeral


O Papa Francisco enfrentava problemas de saúde nos últimos meses, incluindo internações hospitalares. Sua última aparição pública foi durante a bênção “Urbi et Orbi”, no domingo de Páscoa, onde aparentava cansaço. Segundo seu desejo, será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em uma cerimônia simples. O conclave para a eleição de seu sucessor deverá ocorrer entre 15 e 20 dias após o início da Sede Vacante. 


Legado


O Papa Francisco será lembrado como o primeiro pontífice latino-americano e jesuíta, que buscou aproximar a Igreja dos fiéis e dos mais necessitados. Seu legado inclui uma Igreja mais voltada para as questões sociais, ambientais e de inclusão, deixando uma marca indelével na história do catolicismo.


Para uma análise mais aprofundada sobre o legado do Papa Francisco, assista ao vídeo abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário