10 de abr. de 2025

Lula nomeia Pedro Lucas Fernandes como novo ministro das Comunicações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta quinta-feira (10) a nomeação do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) como novo ministro das Comunicações. A decisão foi tomada durante uma reunião no Palácio do Planalto, que contou com a presença de importantes líderes políticos, entre eles o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda.


Pedro Lucas, que atualmente é líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, deve assumir o novo posto após o feriado da Páscoa, no dia 20 de abril. Sua nomeação acontece em um momento conturbado, após a saída do ex-ministro Juscelino Filho, que pediu demissão em meio a denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) envolvendo desvio de emendas parlamentares.


Perfil do novo ministro


Natural de São Luís (MA), Pedro Lucas Fernandes tem 45 anos e é formado em Administração, com especialização em Planejamento Governamental. Ele integra uma família tradicional da política maranhense e tem um histórico de atuação no Congresso Nacional, onde já ocupou o cargo de vice-líder do governo e participou de comissões de destaque, como a CPI do Derramamento de Óleo no Nordeste.


Recentemente, o parlamentar ganhou visibilidade ao participar de uma comitiva presidencial em viagem à Ásia, ao lado de líderes do Legislativo e ministros, fortalecendo sua relação com o presidente Lula.


Saída de Juscelino Filho


O ex-ministro Juscelino Filho deixou o cargo após ser formalmente denunciado pela PGR. As acusações envolvem crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro, fraude em licitações e organização criminosa. Segundo as investigações, Juscelino teria direcionado emendas parlamentares para o município de Vitorino Freire (MA) — onde sua irmã era prefeita — e se beneficiado de contratos com empresas de fachada.


Em nota, Juscelino afirmou que sua atuação no ministério foi pautada pela transparência e que os fatos citados pela PGR não têm relação com seu período à frente da pasta.


Desafios à frente


No comando do Ministério das Comunicações, Pedro Lucas terá pela frente a missão de dar continuidade às políticas públicas voltadas à ampliação da conectividade, modernização das telecomunicações e fortalecimento dos serviços postais no país. O novo ministro chega com a expectativa de imprimir estabilidade política e técnica à pasta, considerada estratégica para o avanço digital e econômico do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário